Por que a psicanálise é a cura pela fala ?
Porque o analisando externa. Desabafa. Coloca pra fora o que está incomodando. Sufocando. Associa livremente toda a sua angústia. O afeto que está guardado no peito. Que não o deixa seguir. Rumina no peito. Na mente.
Não como se fala com um amigo na mesa de bar. Na hora do café. Depois de uma balada. Na análise , o indivíduo terá a oportunidade de, do outro lado, estar um profissional disponível para escutá-lo sem julgamento. Sem dizer o que ele deve ou não fazer da própria vida.
O indivíduo poderá contar a história da sua vida. Revisar os momentos difíceis. As dificuldades. Contar as derrotas e também as vitórias. Através da própria voz, o analisando coloca as emoções em desalinho mais alinhadas. Palatáveis. Aceitáveis. Passa a entender o que acontece com suas emoções. Afetos e desafetos.
É uma viagem ao interior da mente. Uma busca de si mesmo e daquilo que ficou perdido pelo caminho. É interpretar. Chorar. Sorrir. Sentir. Falar.
Os recalques e ressentimentos tão bem guardados no inconsciente, tão bem guardados, como no fundo de uma gaveta velha e empoeirada, tornam-se conscientes. Só então, o indivíduo entende o que não entendia antes. Entende o que era incômodo. Entende as relações repetitivas. E assim fala. Fala para se encontrar. Fala para se conhecer. Fala e escuta a própria voz. Libertando-se dos complexos e dos sentimentos paralisantes.
Falar cura. Ao falar o indivíduo externa ao mundo toda a sua dor. Toda as suas dúvidas. Falar é comunicar. É dizer ao mundo : ei, estou aqui. Eu existo. Eu sinto. Eu amo. Eu odeio. Eu erro. Eu acerto. Eu SOU
Psicanalista Celamar Maione
Nenhum comentário:
Postar um comentário